Fundado em 1913, pela primeira turma do curso de Medicina, o Centro Acadêmico Oswaldo Cruz, conhecido carinhosamente como CAOC, é a entidade representativa dos estudantes da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).
Dessa forma, é o responsável por lutar pelas demandas dos estudantes, negociar com as instituições de ensino, representar os alunos nos espaços estudantis e fazer a manutenção do subsolo da faculdade, um espaço conhecido como “Porão”, onde está localizada a sua sede.
Às segundas-feiras são realizadas reuniões com os alunos da faculdade, as chamadas Deliberativas.
O CAOC está sediado no subsolo da Faculdade de Medicina desde que esta teve seu prédio próprio inaugurado em 1934, em Pinheiros, São Paulo. O espaço cedido pela Faculdade, conhecido como "Porão", é uma área de cerca de 4 mil m² que compreende o Centro de Vivências (possivelmente o maior do Brasil) e outros ambientes.
Ao final de 2020, iniciou-se o planejamento da Reforma do Porão, que foi discutida com o Corpo Estudantil da faculdade através de Deliberativas Temáticas e aprovada durante a Assembleia Geral dos Estudantes (AGE) em julho de 2021.